Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

senhora dos ventos e dos raios

Até os analfabetos em planta reconhecem espada-de-são jorge (embora ela tenha outros nomes como língua-de-sogra). Já merece algum louvor distinguir entre esta e a espada de santa-bárbara. Na verdade uma distinção que não importa ao leigo, já que a mesma planta assume uma e outra forma. A debruada de amarelo, por sinal cor de Iansã na Umbanda, pertence a este Orixá e se retorce como chama viva, ao contrário da outra, reta como um gládio, correspondendo estas formas perfeitamente à vibração respectiva dos Orixás. Curioso é notar que num vaso com excesso de espadas de santa-bárbara começam a nascer do outro tipo, sinal que é tempo de extirpar essas novas, enfraquecidas. O contrário não se dá, da espada macha não nasce a fêmea.
A planta possui algumas propriedades medicinais (é diurética, por exempo) mas raramente é usada neste sentido.
Outras folhas entre as mais conhecidas da Senhora cujo dia é festejado em 4 de dezembro são a Mimosa pudica ou dormideira, Melia azedarach ou pára-raios, perfumada e de múltiplos usos terapêuticos, além das propriedades vibracionais. Rejeite galho quebrado da árvore, deve ser destacado com cuidado e respeito em alguma articulação. Como qualquer outro, mas o carinho em caso de essência linhosa precisa ser maior. A flor lilás de Mimosa se usa para preparar florais, Minas e os holandeses, entre outros, são linhas que a empregam. Já a erva-prata só possui força de vibração, mas que força! Não podia faltar uma solanácea, família de tanta folha mágica, nas folhas de Iansã, e é exatamente ela, de flor tão semelhante à da jurubeba e à de outras da família.
Iansã tem outras ervas ainda e outros aspectos também. A força não cabe em alguns parágrafos... Que o perfume do pára-raio possa guiar e ensinar, protegendo os galhos sagrados; Eparrei Oyá.

3 comentários:

Marcia Fernandes Pimentel disse...

Olá, Gisela!
Adorei o seu blog!
Fiquei com vontade de ler todos os posts!
Beijos,
Paula (da festa da Bella e do Helion)

Unknown disse...

oi primeira vez q acesso esse tipo de blog. to andando mto triste(fiquei viuva ha 1ano7m de um casamento mto bom) n consigo superar.mta solidao e tristeza.lembrei dos florais e 1 coisa puxa outra. amei s blog.vou tentar seguir. abrs neuza

Unknown disse...

oi primeira vez q acesso esse tipo de blog. to andando mto triste(fiquei viuva ha 1ano7m de um casamento mto bom) n consigo superar.mta solidao e tristeza.lembrei dos florais e 1 coisa puxa outra. amei s blog.vou tentar seguir. abrs neuza