Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

articulando

Meu mestre de acupuntura recomendava não se secar após o banho a não ser quatro pontos do corpo. Quando disse um mês depois que estava p0ndo em prática, ele acrescentou E as articulações!
Já não lembro se foi ele ou eu que acrescentou principais. O fato é que se for secar todas as articulações vai acabar secando quase todo o corpo menos umas áreas, como as que nos membros correspondem aos ossos longos.
Mas por quê? porque como se sabe é pelas articulações que entram grande parte das doenças. Na astrologia notamos que solstícios e equinócios, articulações do tempo entre as estações, e a época ao redor do aniversário, dobradiças do tempo de cada um, são momentos em que estamos mais vulneráveis. Até na época das Cruzadas, era pela articulação das armaduras que os peões apunhalavam os cavaleiros caídos.
Articulações, elos entre um processo e outro, por natureza não têm a inteireza destes e merecem mais cuidados. Durante anos secava só algumas, agora mais prevenida seco ainda que simbolicamente todas sem esquecer as dos pés. (Isso é para as moças só: assim como aguar plantas as ajuda a crescer, excesso de água no peito do pé favorece pelos indesejáveis. Há também pontos de acupuntura para inibi-los mas já é outra história.)
Curiosamente, se a articulação entre o tronco e o galho também pode ser foco de doença ou parasita, o nó formado na madeira pela localização do galho é mais resistente. Em bambus e taquaras o nó, duríssimo, espelha os obstáculos do caminho e a filosofia chinesa, presente no Livro das Mutações como nas outras aplicações do princípio do yin-yang, se vale muito deste simbolismo. Você é mais forte após conseguir transpor o nó.
E no mais, articule-se! comunique-se. Ninguém vive dentro da sua cabeça para ter obrigação de adivinhar seu pensamentos. Trabalhe a palavra, seja articulado, e use-a como um elo entre as pessoas; não um véu para se cobrir.

Nenhum comentário: