Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

terça-feira, 12 de maio de 2009

choro meu cativeiro

Quem é médium, quem é jongueiro- não raro são os mesmos- conhece o fenômeno, também nada raro. Certos pontos, certas épocas fazem os olhos chorar sozinhos. Não tem jeito. Para isso também somos médiuns, para dar essa vazão à tristeza das Almas, aliviando. Me dê licença pra correr seu corpo inteiro que é pra ver se tem vergão do tempo do cativeiro... Esse começou na África, onde ainda se perpetua, disfarçado, em países como a Somália, e aqui encontrou novo fôlego. Haja olhos.
A data do 13 de Maio é das mais importantes da Umbanda. Os Velhos apreciam a homenagem da rosinha branca, da coité de vinho...Têm é ainda outros motivos para chorar com a gente porém.
É triste ver tanta discórdia entre os filhos-de-branco. É triste ver companheiros de tradições irmãs se permitindo dizer 13 de Maio nada, viva o dia de Zumbi- como se uma coisa devesse excluir outra. Não invento nada, um conhecido me escreveu essa frase... que já vimos sob outras formas. Sábios foram os moradores da Cruzada São Sebastião que pintaram murais de alguns heróis populares e incluíram tanto Zumbi quanto a Princesa Isabel. Aliás por que motivo não se homenageia em novembro gente que sem controvérsias existiu, e sem controvérsias não possuiu escravo algum: como Luiz Gama? (Se não sabe quem foi, o Google sabe.)
Poderíamos oferecer camélias aos Velhos além de rosa... Pois no quilombo do Leblon, na então periferia do Rio, e dentro das terras de abolicionista protegido pelas princesas, além de acolherem escravos fugidos cultivavam camélias cuja venda revertia para a causa da abolição... Muito criticadas foram as princesas por ostentá-las nos cabelos.
E o descaso, o desconhecimento com a folha? outro motivo para chorar...sem ela nada somos e nem o mundo é nada. Em qualquer religião, ou ausência de alguma. Você é carnívoro empedernido? o boi comeu folha.
Por isso também o 13 de Maio é uma das datas em que se homenageia São Benedito, que no sincretismo é Ossãe, dono da folha. São Benedito não tem festa com data fixa. Diferentes dioceses ou paróquias declaram que sua festa é tal dia e pronto. Um deles é amanhã. E com ele, salve a folha.
Que possam nos livrar dos cativeiros da ganância, da ignorância, e da intolerância. Choro meu cativeiro, meu cativeiro, meu cativeirá...

Nenhum comentário: