Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

deu no pé

Nossa bela língua pode surpreender os estrangeiros além do pois sim, pois não. Vejam a expressão acima. "Deu no pé", o sapato coube? "Deu no pé", pegou o caminho da roça, passou sebo nas canelas. "Deu no pé", foi no pé que a moléstia apareceu. Até mesmo "Deu no Pé", ela resolveu dar foi no bar do Pé/ na casa do Pé/ na Praia do Pé...
Mas quero falar do mais singelo dos sentidos, deu no pé de fruta, no pé do que seja. No pé de quê? como diz a Casé.
Vemos muita gente congelando, comprando congelado, achando que suco em caixa é fruta. Antes que me atirem a pedra, confesso ser incondicional do suco de pêssego embalado... mas é a minha cerveja. Fruta sim que é vitamina, e suco feito na hora. Idealmente com pouco água ou nenhuma... Jarra de suco na geladeira pode ser gostoso e não fazer mal... mas coma uma laranja, uma goiaba, aliás várias. Uma fruta só por dia é muito pouco.
Isso vale para tudo. Folhas, raízes e tal.
A energia do alimento se perde até da manhã para a noite; quanto mais congelando. E embora nem sempre se pode curtir essa bênção, nada vale o que se colheu direto do pé, seja hortaliça ou fruta. Tem outro sabor. Quem já não ouviu isso só tem graça no pé! é porque depois, perde o sabor. É o caso do jambo, por exemplo. Você já viu jambo na feira? Nem vai ver.
Sei que tem gente que come cachorro-quente na rua, o famoso podrão, e acha que pedindo pra botar milho e ervilha fez a sua parte. Mas também não vão ler o blog...
Isso vale também pra chás e banhos no sentido que o banho ou chá, salvo recomendação específica, deve ser feito para aquele dia. A maioria dos chás e não poucos banhos recebem erva seca, mas é outra história, o princípio ativo concentrou. Chá "de chá", Camellia sinensis, esse então quase sempre é seco. Mas o chá feito é para tomar na hora, ou no dia.
Bem, jaboticaba vende na feira. E é aquela delícia. Agora imagina alugar pé de jaboticaba por hora, pra comer direto do pé? No Ceará não tem disso não? não sei, mas em Minas tem!

Nenhum comentário: