Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

na ponta do nariz

O olfato é o sentido que talvez menos temamos perder; mas é também o primeiro que se desenvolve quando começamos a trilhar algum tipo de caminho com ligação espíritual.
É o sentido que corresponde ao canal de energia do Pulmão. Para quem não entende nada de acupuntura é sempre curioso saber que apesar disso não existem pontos do Pulmão perto do nariz- mas há pontos do Intestino Grosso, que é o canal de energia "irmão", do mesmo elemento, Metal.
Como a emoção que corresponde ao Pulmão é a tristeza, o organismo pode substituir depressão, às vezes, por gripe ou nariz entupido. O que seria até benéfico: mais fácil de combater do que a depressão e obrigando a pessoa a fazer algo por si. Nem todo resfriado provém de tristeza, mas muita tristeza lesa o meridiano do pulmão. E pulmão lesado acabará por trazer pessimismo contínuo.
Quem tem mediunidade, e muitas vezes sem saber, sente cheiros que não estão ali, anunciando coisas por vir, uma função involuntária como tudo ligado ao olfato. É uma forma de vidência... pelo nariz.
Quando os animais marcam seu território querem que seus semelhantes sintam o seu cheiro. Quando o seu gatinho se esfrega em suas pernas, esfrega glândulas que possui nas bochechas, marcando você como território dele. Quando se esfrega num móvel onde outro gato está descansando, está sendo mal-educado mesmo se não parece: está dizendo ao outro que sentou no que não lhe pertence, tentando intimidar.
Há uma forma de micro-acupuntura facial em que áreas do nariz correspondem a órgãos e funções. O nariz é tão importante que na China antiga um dos piores castigos era perdê-lo, pois correspondia ao "ser" da pessoa. Quem estuda o I Ching percebe isto em algumas das linhas.
Cuide bem do seu!

Nenhum comentário: