Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

mata-piolho

Será que ainda tem hífen? não quero nem saber. Afinal ninguém me consultou... O que importa aqui é o nome do dedo gordo da mão, esse onde acaba o meridiano do Pulmão na acupuntura, cuja unha se curva em caso de disfunção desse órgão, o polegar. Nós matamos piolho com ele; quem é de língua castelhana mata pulgas, com o pulgar.
Esses parasitas podem até ser parecidos mas são insetos de famílias diferentes. Uma curiosidade a respeito das pulgas é que os famosos circos de pulgas que vicejavam até meados do século passado na Europa acabaram.. Só servia a pulga humana, maior do que as de cachorro e gato... e esta ficou difícil de achar!.. no geral, convenhamos, uma boa notícia...
Na prática, está entrando a temporada do piolho nas escolas brasileiras...
Dizem que decorre de falta de higiene e as pessoas ficam pensando quem é que não toma banho aí? Ora, piolho todo mundo pega, inclusive os pais. E todo brasileiro toma vários banhos por dia, principalmente no calor, e ainda estamos nele nessa época. Sem dúvida, higiene vai muito além de banho. Onde as condições de moradia ficam aquém do mínimo, caso bem comum entre nós, aí sim, nesse sentido lato de higiene, piolho pode realmente fazer a festa. E tome pente fino.
Pente fino; pente que dá choques, não na criança e sim no piolho. Bons métodos mecânicos para remover... Para prevenir, além do bom senso, muita gente apela para a farmácia e seus produtos que prometem milagres. Será que um remédio cuja bula diz o que diz nas letrinhas miúdas, cujo cheiro é igual ao do DDT, é ideal pra passar na cabeça de uma criança?
Muitas comunidades Pindorama afora desenvolveram sabões ou garrafadas de ervas para lavar o cabelo. Mas algo que em todo canto se acha na cidade é loja de "produto natural". Nela, peça óleo de andiroba. Não só previne, como MATA os piolhos que passarem por ali. Basta passar umas gotinhas em cada ponto que coça e renovar a operação sempre que necessário.
Dizem que o óleo de Melaleuca alternifolia da aromaterapia, usado direto sobre o cabelo, afasta os bichos invasores. É caro porque importado, e afastar não é matar. Sou mais a "árvore do morcego", a andiroba.
Por fim, qualquer caso de infestação parasital pode melhorar tomando o floral Crab Apple de Bach. Sim, logo eu que sempre receito florais de Minas... Ocorre que a qualidade da maçã usada lá é diferente; ou da terra onde cresceu, da chuva que irrigou.. Sei que Crab vai nesse quesito de "mata-piolho" onde Malus não chega. Florais, desnecessário dizer, daqui ou dali, têm outros usos mas nobres.
Agora, se tudo que você pretende é matar piolho e evitar reinfestações, andiroba neles.

Nenhum comentário: