Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

estação da terra

Chega ao fim o período de mudança de estação, conhecido na acupuntura como "Estação (da) Terra".
Não sou, até prova em contrário, adepta do termo canícula para designá-lo. Foi impossível dessa vez tirar a dúvida com o Observatório Nacional, mesmo usando o novo prefixo que eles divulgam, mas o termo "canícula","cadelinha" em latim, refere-se em todas as neolatinas a dias de calor intenso em que, segundo a lenda, "só cachorro sai á rua". The dog days, dizem em inglês.
Engraçado é que no dicionário de latim não consta esse sentido, não era decerto latim clássico... Segundo alguns dicionários é igualmente o período em que Sirius, a estrela do Cão, está em conjunção com o Sol (quero perguntar ao pessoal gentilissimo do O. N. se essa conjunção ocorre 4 vezes por ano, e nas mudanças de estação. Se ocorrer, passarei a dizer canícula também... será a "prova em contrário"...)
Bem, se toda mudança de estação não é necessariamente quente, toda mudança de estação, (e mais uma vez o povão já sabia disso antes da primeira agulha ser fincada em algum ponto IG4 no território nacional) traz vulnerabilidade a doenças.
Basta andar na rua para ouvir o coro de tosses... para não falar na dengue. Se você é um dos que andam tossindo, o que limpa o pulmão é água h2o e água de coco em grandes doses. Evite todo laticínio, carne, acúcar e enlatados no período (bem, o ideal é evitar sempre...) E se a tosse te exaurir alguma hora ou estiver no cinema, tente soprar e vez de tossir. Não vai limpar os brônquios mas pode em alguns casos suprimir ou encurtar aquele acesso. Soprar, esvaziando o pulmão, é o que se recomenda a quem tem acesso de asma e está "sem ar".
Neste ano especificamente a mudança de estação (18 dias em torno dos equinócios e solstícios) coincide com a minguante da Lua, excelente momento para limpeza. Aproveite a onda!

Um comentário:

José Faria disse...

RABÉNS E OBRIGADO. pOIS É INTERESSANTE E MUITO ÚTIL O QUE NOS DÁ A CONHECER.
Encontrei este blog por acaso e porque andava à procura de encontrar uma solução para "matar" os "gatos" que chiam e não se calam durante o sono.
Nasceram e aumentaram porque sou fumador há quarenta anos.
Se encontrasse forma de os eliminar ganharia mais coragem para deixar o cigarro.
Obrigado
José Faria
http://zemaiato.blogspot.com