Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sábado, 12 de abril de 2008

Chuva, dengue e você

Não adianta culpar a chuva pela epidemia. Isso é besteira de carioca sempre procurando alguém pra pôr a culpa. Água é vida. Quando não chove, dizem que vão racionar energia e até água. Aí chove e reclamam da dengue.
Da mesma forma que as companhias de energia dão mau exemplo, achando normal deixar luzes queimando em pleno dia (como na Glória, ou pontos de Laranjeiras) os poderes públicos se retraíram e esperaram a bomba estourar. Não foi só com a dengue. Só eu que notei que de uns anos pra cá, as matérias sobre bairros pobres mostram sempre mulheres com sete ou oito filhos? Pra aonde foi o planejamento familiar, o que foi feito dele? Que retrocesso é esse? O poder tem medo de chegar lá, o bandido é quem faz a lei, e quem não chega na favela, onde mora metade da população, como vai fazer valer diretivas pela saúde pública?
E não e só na favela que não chegam, não. E as latinhas do Jardim Botânico? E a piscina abandonada da Gávea? E os terrenos abandonados do próprio governo?
Fumacê é contra-producente, os que têm saudades dele deveriam se informar melhor. Não queria deixar de falar é das caixas d´água. Evidentemente que vão virar criadouro se deixar destampada. E poderão entrar ratos, baratas, outros pernilongos que não o Aedes... Mas, pensem só: captar água da chuva é solução pra muita coisa. E a Prefeitura vinha ajudando condomínios a instalar o necessário, e exigindo que prédios novos tivessem essas instalações. (Não sei em que medida isso pôde ser driblado pelos (des)interessados, nem em que medida a epidemia afetou o projeto).
A solução pra quem gostava de deixar a caixa d´água aberta é evidente: tela de náilon fina. Idealmente, dobrada, duas espessuras pra evitar rasgões. Inteiramente assentada pelos lados com corda, elástico de armarinho ou o que seja. Evite o mosquito, sim. E continue captando água de chuva. Não culpe o Céu pelos seus próprios desmandos!

Um comentário:

Telefone VoIP disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Telefone VoIP, I hope you enjoy. The address is http://telefone-voip.blogspot.com. A hug.