Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 31 de março de 2008

batata, inhame e você

Oportunamente o Globo publicou uma reportagem sobre o valor da batata.
Por coincidência, bem na hora em que arquivos e mais arquivos circulam, conclamando a comer inhame. Eu estou achando que os produtores de batata estão em polvorosa...
Vamos lembrar algumas coisinhas...
(a menor delas é que jornais se prestam a isso, sim... lembro do JB publicando matéria sobre a então modelo-e-estudante filha do Cacciola quando este respondia a processo...)
Mas coincidência ou não, o que há na batata que no inhame não há, e vice-versa?
Sim, a batata, uma solanácea, pode conter muitos nutrientes. A batata lá dos Andes. Todos viram fotos de tubérculos pretos, vermelhos, azuis e roxos- sem ser batata doce, outra família. As batatas que se vendem no Rio não são essas. São as variedades que foram levadas para a Europa e de lá trazidas de volta pro continente com o absurdo nome de batata inglesa.
Essa batata-branca já não contém tanta coisa assim; se deixar de comer a casca então... E na casca, surpresa, se concentram os agrotóxicos que nos Andes não se usam..
Prefira sempre vegetais locais, nativos, ou aclimatados de climas semelhantes. Vegetais vindos de climas contrastantes necessitam de muita química.
O inhame tropical tem outra vantagem. É bom para a saúde como um todo, para o sangue e o baço mais ainda. Nutre muito mais que a batata branca. Restaura a saúde; poucas raízes fazem isso.
O livro citado no jornal Alimentos que curam, Alimentos que matam, é excelente. Mas é adaptado de outra realidade, a norte-americana; confunde um pouco todos esses tubérculos tropicais, dá a todos o mesmo valor. Quem sou eu pra discutir com as Seleções.. Entre inhames e carás todos nutritivos, só um vai além da nutrição e restaura, é o inhame daqui, cabeludo e feinho. Casas de Umbanda recomendam a planta há décadas.
Só ele, também, ajuda a combater dengue. Então pare de reenviar pela décima vez o mesmo arquivo que recebeu e passe aos atos: COMA INHAME!

5 comentários:

Bruno disse...

falando nisso, vc sabe como é inhame em ingles? estamos procurando por aqui mas tem tanta raiz nao temos certeza qual é qual...
bjo

Drak Druk disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Drak Druk disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Drak Druk disse...

A tradução mais comum que vejo sempre é "yam " (variante "yams ") e "water yam ou winged yam " para cará-inhame.
Achei este artigo na Wikipedia com trecho interessante sobre a etimologia do vocábulo :
"O vocábulo inhame origina-se das línguas do oeste da África. Em Wolof, nyam, a palavra utilizada para inhame, significa "a amostra" ou "sabor"; em outras línguas Africanas a palavra utilizada para inhame também pode significar "comer", como, por exemplo, yamyam e nyama em Hausa.
A palavra yam, do inglês, vem do nome inhame português e ñame do espanhol[2]. "
In http://pt.wikipedia.org/wiki/Inhame
Ps : Perdoem ter excluído o comentário duas vezes,é que estas letras miúdas dificultam minha visualização e correção dos erros de digitação,etc (e tb caso algum tenha , ainda assim , passado assim despercebido).

Drak Druk disse...

Riso,o assim foi duas vezes,kkkk não tem jeito.