Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

yin e yang no seu dia-a-dia

Pra quem tiver paciência o espaço traz uma dica de como posicionar a língua na boca. Mas vamos primeiro explicar por quê.
Quem trabalha com medicina chinesa imagina que todos que sabem ler sabem o que é yin e yang. O que é falso... Pior, há escolas de alimentação nascidas fora da China que por motivos misteriosos inverteram 90% dos conceitos de yin-yang (se fosse 100 % ficava mais fácil... )
Para quem não sabe, yin é a energia do que é mais lento, pesado, escuro, denso, calmo. Exemplo básico do maior Yin que temos, a Terra. Yang é o leve, o incolor, o rápido, o movimento, a expansão, etc. Exemplo básico, o Céu.
Nenhum dos dois princípios é bom ou mau. Ambos podem ter um efeito positivo ou negativo. Expansão pode ser muito perverso se você é um invasor! Calma pode chegar a estagnação!
Estes princípios regem o mundo manifestado e por conseguinte a acupuntura (além de oráculos como o I Ching e outras coisas mais).
Hoje falamos do vaso da Concepção, que é como nós conhecemos o canal Ren Mai (Jen Mai). Esse vaso não deve ser chamado de "meridiano" já que esse termo se usa para os canais de energia ligados a órgãos-e-vísceras.
Na verdade o Vaso da Concepção é um dos oito Vasos Maravilhosos, sendo que é um dos dois únicos a possuir pontos próprios, pois não se pode falar nele sem falar no Vaso Governador, Du Mai.
Primeiro pela característica de possuirem pontos ao longo de seus percursos superficiais; o mais importante, porém, é que se um canal é o principal canal yin, o outro é o principal canal yang.
Como não devemos nunca pensar em canais de ch´i como sendo o desenho linear que vemos nos mapas de acupuntura, e sim algo como uma meada estirada e vibrante, com vários percursos parcialmente paralelos, as percepções que diversas culturas têm deste literal "par de vasos" não se excluem.
Para a medicina chinesa esta dupla de canais possui um percurso superficial, onde estão os pontos de acesso, ao longo de uma linha que divide o nosso corpo em duas metades iguais. O vaso da Concepção, yin, flui na metade anterior, yin, do nosso corpo, o vaso Governador flui na metade yang. (Se você acha que a metade yang deveria ser a anterior, pois quando avançamos, ato yang, ela fica na frente, veja só duas coisas: uma, existe sempre yin em yang e yang em yin no nosso mundo. A outra é mais objetiva: em posição fetal, qual metade fica para fora? a yang, a área "externa", a área das costas.)
No centro existe um Vaso Maravilhoso sem pontos próprios, que só os mais avançados em meditação sentem, o Vaso Despertador, como uma coluna de energia vital do nosso períneo até a coroa.
Se você pensar nas "meadas" ascendentes de energia yin e yang que são os vasos da Concepção e Governador vibrando sem parar, vai achar parecido com o conceito hinduísta de Idah e Pingalah... e vai lembrar, também, do caduceu de Mercúrio que é o emblema dos médicos!
Coincidência?... claro que não!
Quais afinal são os tais percursos externos onde ficam os pontos de acupuntura? O vaso da Concepção -nas mulheres grávidas tende a ficar mais escuro e marcado, como você talvez já tenha podido notar- vai do períneo à raíz da língua. O vaso Governador vai do períneo (ou do sacro, é ponto polêmico; polêmica boba pois de todas formas há uma junção na base do corpo emtre os dois) até a gengiva superior, passando pela nossa coluna e coroa, descendo pela aresta do nariz.
Existe aí também uma junção dos dois canais de energia, e por esse motivo a posição correta da língua sempre deve ser a "posição de ioga", ou seja a língua no céu da boca perto da raíz dos dentes.
Esta é a posição da língua da criança ao mamar, posição saudável que tendemos a perder, separando artificialmente yin de yang.
Com poucas semanas a pessoa se (re)acostuma à posição correta e ela se torna (novamente) automática mesmo dormindo. (Cuidado para não pôr a língua nos dentes, o que não lhes faria bem, é no céu da boca perto dos dentes, viu!...) Comece agora!

Nenhum comentário: