Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sábado, 29 de dezembro de 2007

ano novo casa saudável

A acupuntura tem vários irmãos, todos oriundos como ela da mesma filosofia taoísta, e um deles é o Feng Shui tradicional ou melhor dizendo os Feng Shui tradicionais. Que não são aquilo que está na revista na banca da esquina.
É claro que se você não estudou Feng Shui nem mandou fazer mapa astral da sua casa, ainda assim põe algo da sua influência no espaço que ocupa, assim como ele tem influência sobre você. Senão, todos os que vivem na mesma coluna e mais ainda no mesmo apartamento teriam vidas muito parecidas.
(No meu apartamento atual viveu um síndico estelionatário rsrs...)
O nome Feng Shui, que significa vento e água, deixa entrever que foi concebido primeiro para espaços abertos. Na verdade, primeiro aplicou-se à busca de locais de sepultura ideais. Depois criou-se o yang feng shui, para os vivos. O yin feng shui, o das sepulturas, quase não se usa mais no mundo moderno e por uma questão de bom senso o taoísmo recomenda hoje em dia a cremação.
Todas as escolas de hoje são escolas yang, claro. Existem mestres que trabalham acima das várias escolas, às vezes até porque devido aos momentos conturbados da Revolução Cultural não tiveram oportunidade de estudá-las. Estes mestres se valem da intuição, da vidência e de leis que estão presentes em todas as escolas, como a posição da cama por exemplo.
Em termos de escolas de Feng Shui uma das mais interessantes e certamente a que melhor resolve questões de saúde e de harmonia no lar é a das Estrelas Voadoras. Não são as estrelas que voam por aí, claro, e sim a sua energia que se desloca ao longo dos anos, meses e dias e nos influencia.
Sendo mutante, adapta-se à realidade melhor do que as escolas que trabalham com a imutabilidade. Afinal yin e yang representam mutação perpétua, como as fases da Lua, que é quem rege o ano chinês.
Bom ano e bons anos, gregoriano e chinês, para todos nós.

Nenhum comentário: