Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 28 de abril de 2024

de rappers e bombas


Desde sempre, até em Auschwitz, a humanidade encontra coisas para sorrir em plena tragédia, e tragédias menores paralelamente às gigantes. E inda bem para não explodirmos. Então sim, pranteamos o cão Joca. Aplausos para o presidente Lula que usou gravata com cachorro, em homenagem ao golden. Aplausos dobrados porque em vez de acompanhar não sei que votação no Congresso explicou ao repórter que ficou assistindo casais de joão-de-barro construindo os ninhos. Parabéns presidente, assim ainda vai acabar com o garimpo ilegal.

Também aplaudimos a homenagem ao Almirante Negro, e nos revoltamos com a posição inacreditável do comandante, que a Marinha declarou ser mesmo a sua. O filho caçula de João Cândido quer o pai "herói popular, não herói da Marinha". Mas senhor Candinho, ser também herói nacional  não atrapalha, verdade? 

Mas a guerra em Terra Santa periga fazer o que não fez o capitão e seus mínions, e trazer discórdia nas amizades. Declarei uma vez por todas, não assino nada em favor do grupo terrorista assassino, nem contra a existência do Estado de Israel. Logo no começo correram acusações de que antissemitismo se infiltrava na luta; observei que era verdade. E pude ler algumas vezes que devemos apoiar o grupo islâmico porque "a população o escolheu".. Seria como apoiar a Alemanha nazista em meio ao bombardeio aliado, porque afinal a população escolhera Adolfinho. 

Simplesmente não apoio governo islâmico algum. Amizade por pessoas, admiração pela grafia e pela música , o cinema (duas coisas em tese proibidas pelos clérigos. Todo apoio aos cineastas iranianos) mas pelos governos não. O governo iraniano condenou à forca, daqui a alguns dias, um rapper de vinte e poucos anos que protestou contra a morte daquela moça curda. Recorre. Poucos recursos vencem em Teerã.

Há uma velha praga judaica que sugere, Que um engula o outro e dos dois morram engasgados. Vendo o Hamas e o governo israelense, é o que vem à mente. "Não há outro caminho senão a paz"  declarou o mais famoso cineasta israelense. Paz e bom senso. Que possam triunfar.








Nenhum comentário: