Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

saravá

 Oficialmente, a Umbanda foi fundada no 15 de Novembro. Nenhum de nós estava ali para conferir, mas lê-se que a intenção era sintonizar-se com o que era visto como "modernidade", a República. E tentar, o que deu fragorosamente errado, unificar todas as práticas sob uma bandeira só. Existem pelo menos quatro ou cinco linhas de Umbanda, a popular mais próxima ao candomblé, a cardecista e a de Caboclo, semelhantes entre si mas diferentes, a Oriental, mistério para quem a não a pratica, e ainda há a esotérica.  Os Ciganos em tese baixam na Oriental, mas alguns vêm onde lhes dá a gana.  Tanto que na linha popular (alguns dizem tradicional) existe ponto cantado para eles, que então vêm na gira de Compadres.

Algumas coisas da Oriental parecem Encantaria, e muito da Encantaria parece Umbanda. Em suma  uniformizar a Umbanda para excluir "africanidades" e controlar o incontrolável não funcionou. Em tese, mais uma vez, não cortamos bicho, mas algumas casas cortam, na Popular. Um fundamento é universal, falamos português mesmo se cá ou lá alguns cantos bantos ou nagôs são entoados. Quanto às africanidades, pode-se perfeitamente louvar sem cortar bicho, mas sempre pergunto, - Se você come carne que moral tem para criticar quem corta? 

E muitos simpatizantes ou membros do Movimento Negro, por sua vez, no afã de dar as costas à Princesa Isabel, esquecem que perdeu o trono principalmente porque assinou a Lei Áurea e que a maioria dos republicanos era escravagista (essa denominação, meu Deus, não tem trazido boas vibrações no nosso continente..)

A Umbanda é mestiça como o Brasil, influências indígenas, católicas, cardecistas, bantas, nagôs e não sei se o Alto Volta nos legou algo. Chegados depois dos outros, esses eram tratados com desprezo pelos demais cativos por "pretos galinhas" pois, declaravam, parecia que cacarejavam em vez de falar. Pois é, a capacidade humana de expressar preconceito independe da cor da pele.

Que essa mestiçagem que nos representa etnicamente nunca deixe de representar boa parcela da população. Que floresçam os terreiros. Saravá Umbanda, todos os dias do ano.




Nenhum comentário: