Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

das macaias

 

Alguém já notou o quanto os evangélicos (definição que os diferentes interlocutores deram, não é preconceito meu) manifestam aversão às folhas e plantas em geral? Algumas mais, claro, abominam jurubeba por exemplo ("do demo") e se veem, tentam cortar. Aqui perto renasceu uma e o cortador sumiu. Uma jurubeba é de Exu, a de espinho, as outras não, mas todas pagam por serem jurubebas "planta nobre do sertão" como cantou o nosso Gil.

Duas diferentes senhoras que se queixavam  de e azias  e coisas afins rejeitaram qualquer sugestão de ervas, alegando  mesma coisa,  Erva não, sou evangélica.  Eram pessoas que achavam normal me submeter às lamentações, de nível cultural muito baixo, esposas de pajés vivendo no Rio. (e tinham eles a responsabilidade de não fazer delas companheiras de verdade e deixá-las em casa ouvindo o pastor). Quando a pessoa tem intelecto em melhor estado, pode deixar sementes  a resposta, E você acha que Deus criou a natureza mas as plantas não? 

Tudo isso porque tento compreender como podem aceitar tantos integrantes deste segmento a destruição promovida pelo desgoverno. Em parte não a querem ver porque quem diz é maconheiro e "cumunista". Temo que muitos e muito considerem bem feito, essas coisas diabólicas merecem.

Não percamos uma só oportunidade de mudar essas cabeças. Na Umbanda a folha é a macaia. Talvez os aficionados não saibam que maconha por sinal significa "folha" em quimbundo.




Nenhum comentário: