Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

ao senhor das matas

O candomblé tende a acentuar mais o aspecto "caçador" de Oxoce, não é á toa que na Bahia o santo é sincretizado com São Jorge, matando o dragão. Aqui nestas plagas, numa estranha inversão, usamos a imagem de São Sebastião. Imagens da Umbanda tendem a não exibir flechas, só o santo amarrado ou encostado no tronco. (Da mesma forma o Oxalá umbandista é o Cristo abençoando, vestido, jamais o crucificado.)
O que a Umbanda acentua bastante é que Oxoce é o senhor das matas, Caboclo e Oxoce é praticamente a mesma coisa na maioria das casas para a maioria das pessoas; "no es lo mismo pero es igual".
Existe sim diferença, e muita, guia é guia, orixá é orixá; mas ponto de Umbanda muitas vezes é assim mesmo... O importante são as matas. Boa notícia de SP, recuperaram importante área da Mata Atlântica daquele estado.
Mas o santo tem ainda muito trabalho pela frente. E como tem. Na Amazônia além de recuperar o que recentemente foi criminosamente queimado, e menos recentemente criminosamente devastado, será bom punir executantes e mandantes. Não se atenha o santo apenas ao Brasil; veja a área colombiana do Magdalena e faça alguma coisa por ela.
E não esqueça de caçar, não os bichos de pelo mas sim os caçadores, encabeçando a lista os chineses que mandam matar onça-pintada para vender como "tigre" nas suas poções. Fitoterapia chinesa que se preza não usa partes de animais, apenas folhas e sementes.
Saravá Oxoce!
Salve o Senhor da Mata, saravá Caboclo.
Okê Arô. Okê Odé!



Nenhum comentário: