Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 2 de abril de 2023

à ouvidoria da ebc

 





Ouço a MEC FM TODOS os dias de manhã cedo, e geralmente à noite também,  após a Voz que fala sozinha. Isso desde os tempos da presidente Dilma, e passando pelos quatro infelizes anos do ex-mandatário. Nenhum fez o que o governo federal faz agora, primeiro levando ao ar propagandas de candidatas "verdadeiramente conservadoras", que retirou após protestos gerais inclusive meus; que protestei no zap e junto a um deputado.
Desta vez o governo noutro erro de cálculo imaginou que se tanta gente não quer ouvir as tais deputadas (de partido evangélico ligado a certo bispo, e que o presidente sonha em atrair para a sua base em nome da governabilidade) é que essa gente não se importará de ouvir propaganda do Partido dos Trabalhadores.
E uma fração pode até não se importar, mesmo.
Os outros ouvintes se importam, e muito, mesmo os que votaram no atual presidente por não haver outra via.

Quando deixou de levar o nome Rádio Ministério nasceu a Rádio MEC, inicialmente uma só, como se sabe. Quando o MEC foi cindido em dois ministérios a sigla passou a significar Música, Educação e Cultura, lema que permaneceu até o ex- mandatário de sinistra lembrança apagá-lo. Minto aliás ao dizer que não tentou interferir: certo ex-juiz e então ministro criou um programa cedo em 19, para discutir pena de morte, escrevi à Ouvidoria, outros podem ter feito o mesmo e a coisa saiu do ar. Não houve mais tentativa.
Rádio pública, dedicada à cultura, não é lugar para governo algum se enaltecer. Elogio em boca própria é vitupério. Muito menos o partido do governo.

O Globo de hoje Domingo de Ramos traz na Nove matéria sobre erros de comunicação e de estratégia do atual governo. Na MEC (sem dúvida toda a EBC) estamos vendo exemplos disso.
Além de fugir à ética propaganda fora de período eleitoral,  é mentiroso dizer que o PT cuida da democracia após os ataques de 8 de janeiro, (algo neste sentido). Quem cuida é o governo do presidente Lula, que vem a ser do PT, e no governo de quem há muitos integrantes de outros partidos. Marina, Sônia Guajajara, a Tebet, os ministros militares, os do Centrão e tal. Cuidar da democracia, sob ataque ou não, é o mínimo que um governo democrático pode fazer, diga-se.
Dizer que o PT " cuida da Amazônia" também é inexato. Quem cuida é o governo, e falta ainda muito.
Não se trata só da Amazônia, votamos também pelo Cerrado e o Pantanal e a Mata Atlântica, votamos contra a destruição promovida por garimpo e agro pecuária; e a destruição não terminou, há centenas de garimpeiros à solta e depois de erradicar a destruição será preciso replantar.

Votamos pelo Estado de Direito, no melhor dos dois candidatos, mas não votamos às cegas. Uma imensa fração dos que votaram não é petista e não será; esse tipo de propaganda representa dinheiro no ralo e tiro no pé.
 
A cultura transforma. 
Como diz certo general que escreve às vezes no Globo, Paz e Bem.
Viva a MEC FM e seu primoroso trabalho. 









Nenhum comentário: