Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 25 de agosto de 2019

censura ao afro-brasileiro!!!

Acabo de ler a resposta do Fernando da Quiprocó Filmes, que produziu o notável média metragem LIBERTEM O NOSSO SAGRADO. Para quem não sabe, sobre os objetos sagrados de Umbanda e candomblé, confiscados noutros tempos pela polícia; tempos esses em que por sinal não havia distinção clara nem na cabeça de quem louvava.
Os objetos estavam guardados no Museu da Polícia, na sede do antigo DOPS, na rua do Senado. Tentativas de vê-los sem vir armado de carta de universidade ou afim resultavam em pedidos para se enviar a solicitação por carta. E esta permitia à pessoa enfim adentrar o Museu, acompanhada de gentilíssimo delegado, que contava tudo mas ...NÃO MOSTRAVA a sala dos objetos sagrados, conforme narrei em "UMBANDA GIRA!" (Pallas Editora, Rio de Janeiro).
Isso tudo no passado, pois depois da obra no prédio os objetos SUMIRAM. Não é mais que não nos abrem a sala, é que não sabemos onde foram parar!
O filme dá voz a inúmeros pais e mães de santo e todo ele é um grito, Libertem o nosso sagrado.

Pois bem, este filme e dois outros sobre temáticas LGBT, creio, que reproduziam falas do atual presidente sem inventar nada, foram censurados na mostra do CCJF, no centro do Rio, na Cinelândia.
Para tomar só o caso do "Libertem nosso Sagrado", se isso não é perseguição religiosa eu não sei o que é.

PS li que os organizadores da mostra optaram pelo cancelamento, naquele espaço, evitando aceitar a mutilação do conjunto. Parabéns.
.

Nenhum comentário: