Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 21 de junho de 2019

da ponderação e da Amazônia

Há dias um ponderado parlamentar do PT, o que é quase um oxímoro, perdoem-me os eleitores do partido, concedeu entrevista à colunista/economista do Globo, em que tecia críticas -ponderadas- ao mandatário e até citava listinha (não reproduzida na coluna) dos poucos "ministros bons" ... lista  essa em que que não incluiu o da Economia. Devia figurar nela o então fritado e agora demitido ministro herói da intervenção no Haiti.

O parlamentar baiano (pois... foi ele mesmo) fazendo mostra de imparcialidade, declarou que deve-se criticar mas não impedir o eleito de governar "porque afinal foi escolha da maioria".
Pois aí está um argumento que não aguento mais ler nem ouvir. Com todo respeito à ponderação...

Eu também sou ponderada. Vejo duas inconsistências na argumentação. Poderia até existir maioria sem as falcatruas, mas muito menos expressiva. Usaram e abusaram de robôs (caso sendo investigado de-va-gar; haverá um ministro que "pediu vista e sentou em cima"  como recomenda o presidente?) Usaram e abusaram também, o que antes da eleição já se comprovava, de notícias mentirosas, inventadas e destinadas a mexer com a cabeça dos menos lidos e mais sensíveis ás pregações dos púlpitos.
Mas outro fator é ainda mais importante, creio. Nem me refiro à expressão acima  (o que segundo o mandatário faria, e deveria fazer o tal ministro evangélico. Escandaloso sugerir tal coisa. ) Nem sequer ao que declarou, e repetiu sábado passado em festa militar, que  o acesso às armas levaria a "população" a afastar governos autocráticos (leia-se, governos "desarmamentistas"). Por muito sérias que sejam as afirmações.
Refiro-me sim, a algo que vai além de mero problema tupiniquim; que afeta o mundo todo, a devastação programada da Amazônia.
E por esse motivo revela-se ilegítimo o governo atual, por pôr em risco o continente e o planeta além do País. Seria quase oportuno sermos invadidos não digo pelo Paraguai que fica longe da região mas sim pela Colômbia, ou pelo Peru.
Se a maioria do governo declara ser legítimo enforcar em praça pública, há justas reações internacionais. Mas enforcar e degolar opositores não afeta a respiração do planeta.. A Amazônia afeta.

Nenhum comentário: