Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

nomes imagens e metonímias

Os "17 de Angola" foram libertados pela segunda vez (a primeira foi indulto de Natal que pouco durou) e a Anistia pede assinaturas para que fiquem livres da condicional. E podem até ficar;  porém qualquer espirro mais contestatário levará de volta o seu autor para a masmorra do Primeiro Camarada. A vantagem da petição é que arquivando-se o processo por fim, um espirrador detido não arrastaria os demais 16. Mas amordaçados estão, e essa era a intenção.
Um dos 17 tem por nome Hitler + sobrenome quimbundo e prefere que o chamem de Hitler + outro sobrenome quimbundo, provavelmente mais expressivo mas que sugere que em Angola o ensino de História está abaixo da crítica.
O que não será surpresa alguma, História é a primeira matéria a entrar na mira das ditaduras. A segunda é língua pátria ou línguas minoritárias. No Brasil uma das vítimas foi a crase, que pode ser definida em cinco palavras. Contrataram eminente gramático para teorizar em cinco páginas e o resultado foi que a quase totalidade de quem aprendeu depois do golpe não sabe crasear.
Voltando ao jovem angolano, o caso lembra a velha piada de Benedito Bosta que preferia ser Frederico Bosta, porque achava mais bonitinho; ou o mui verídico processo movido por imigrante libanês a fim de traduzir o seu sobrenome. Era Um Dois Três Buzeitun Arbaa e passou a se assinar com orgulho Um Dois Três de Oliveira Quatro...
Nomes e imagens estão sempre passíveis de desagradar a outrem. Houve quem contestasse a imagem da árvore frondosa da presidente destituída e sugerisse outro corrosivo em vez de fungo. A imagem da árvore foi bem pensada, pena que a moça, como o partido que representa, nunca tenha antes disso se preocupado dois minutos sequer com preservação do meio-ambiente. A votação da semana passada foi no modelo perde-perde: ninguém tinha como sair ganhando.
É como fulminou numa rede social  da vida um gaiato meio a sério:
- Sai todo mundo, volta D. Pedro II!

Nenhum comentário: