Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

as ligações perigosas

A confusão rege o Brasil e o país se polariza, o que é pena: tem-se de abominar ou idolatrar o ex-presidente, não se pode criticá-lo e achar uma ou duas medidas boas, as pessoas querem silenciar os aspectos que vão de encontro ao modo de pensar de cada um; e não é assim que se chega a nenhuma forma de objetividade.
Enquanto imperam palavras de ordem simplistas e conchavos pouco recomendáveis, chega a notícia que no Malawi assassinam albinos. Albinos, gêmeos e gente ruiva tradicionalmente, mundo afora, ao nascer ou foram demonizados ou santificados; que em 2016 esteja acontecendo epidemia de mortes de albinos, seqüestrados e depois encontrados sem vida e mutilados, é inadmissível.
A Anistia começa uma campanha, por enquanto creio que ainda não a seção tupiniquim mas não é difícil achar na rede virtual onde manifestar-se para que essas mortes não passem em silêncio.
Já na Nigéria, onde o Boko Haram perdeu muito território mas não toda força, o exército libertou outra moça, das primeiras quase 300 que nunca haviam reaparecido, com exceção notável de 70 que fugiram com meses de cativeiro.
Com mais sorte do que muitas, a moça e seu filho encontraram a família à sua espera, quase toda ainda viva.
Para quem se confunde nas fotos, moça de véu colorido é muçulmana e já era antes do seqüestro, já que a área hauçá, no norte, onde ocorreram os raptos, tem forte proporção de muçulmanos. O Boko as cobriu de preto anos atrás para as fotos de divulgação, não sendo essa a opção das moças. E as sem véu não são muçulmanas.
Para além do drama pessoal das famílias, preocupa no Boko Haram as "ligações perigosas" que tem ou procurou ter com o E.I. - e talvez seja nesse quesito que esteja perdendo mais chão. Escreve o jornalista nigeriano Max Siollun no NY Times que o grupo poderia com o tempo tornar-se errante e atacar periodicamente, o que seria "um problema, mas não uma ameaça existencial para o país."
Que encontremos aqui o nosso fio condutor existencial também.

Nenhum comentário: