Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

terça-feira, 26 de março de 2013

todo mundo já sabia

O Estado é laico. De uns anos para cá, por pressão das bancadas evangélicas com apoio dos católicos em sua maioria, adotaram no Rio o ensino religioso que deve pelo menos ser facultativo.
Em tese as crianças e adolescentes podem optar por não assistir a aula nenhuma de religião. Essa era a letra do projeto. Que também previa, e isso era tão ou mais importante, que haveria prfessor para diferentes tipos de religião.
O que a lei esquecia de dizer é que religião é opção de cada um, e escolas públicas sóem ter carência de professores. Sera que era mesmo hora de contratar mais, quando faltava de História, de Artes, de Química e de tudo?
Muitos de nós fomos à Assembléia, de vestes e paramentos, protestar. Éra mos representantrs de nossas religiões no Movimento Inter religioso e mesmo assim, cabia a nós lembrar que o Estado é laico. Todos têm o direito de não seguir religião alguma e o Estado não deve influenciar.
Hoje o Globo traz um painel sobre como é de fato aplicada a lei.
Exatamente como se temia. Alunos hostilizados por serem de cultos afro-brasileiros. Ou se calam para evitar agressões, e depois da aula freqüentam seus terreiros; ou se assumem, há um caso que o atendimento à aula evangelizadora é compulsória (ilegal) e a professora criou uma oração especial para a menina (ilegalíssimo,, dêem voz de prisão á docente).
NADA disso surpreende,. Mais assustador e também previsível é constata que a escola pública, que deve unir pessoas e aplainar diferenças, passou a criá-las e ´destacá-la onde existem. É um bom caminho para a guerra civil a médio prazo, graças aos nobres deputados.

Por conta dessa matéria que saiu sobra pouco espaço mas há um gancho que pego.: Clementino Jr ,professor carioca, documentarista, cineclubista, filho de mãe-de-santo da Umbanda, está colhendo fundos para o eu filme ANJO DE CHOCOLATE sobre a cobradora que escreve livros infantis. Não deu pra pôr o elo aqui como ele pediu mas pondo o nome dele ou do filme projetado, aparecerá. Quem puder colaborar....nem que seja divulgando.

Nenhum comentário: