Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

catavento e girassol

O girassol cantado pelos maiores bardos da nossa MPB apareceu outro dia nas páginas internacionais, plantado pelos japoneses para absorver radiação. Lembro ter ouvido falar dessa propriedade, muito vagamente e há tempos- mas se os japoneses estão investindo nesse plantio é mesmo informação séria. Afinal, espada de santa bárbara/ são-jorge ajuda a despoluir e quem diz é a NASA, como já comentei. Vejo que se usa também para purificar locais palustres, ar e terra. Poderosa!
Além de usos fitoterápicos, além do óleo e das sementes comestíveis, a flor, originária do nosso continente, oferece como tantas e tantas outras o caminho para uma essência floral. Na linha de Minas, Helianthus corresponde à Heather de Bach. "Flor do Sol" em grego (helios + anthos) todos sabem que inclina a flor para o luzeiro com que se parece. Os curadores que pressentiram-lhe o uso notaram a coexistência, digamos, do sozinho e do acompanhado no capítulo floral. Porque na verdade é um capítulo, contendo mil florezinhas; e a essência ajuda aquelas pessoas que não possuem recursos em si para suportar a própria companhia. Infelizmente há.
Assim como as mais de mil flores são necessárias para perfazer um girassol, a sociedade é feita de inúmeras pessoas e Helianthus ensina a tomar nela o seu lugar, sem excessos; ninguém é o sol do vizinho para querer iluminá-lo à força com conversas incessantes e auto-centradas.
Como qualquer floral, corrige o EXCESSO. Assim como uma essência para a coragem não leva a pessoa a pular da janela achando que não vai se machucar, assim como o floral para evitar o sentimento de culpa não leva a esquecer as próprias falhas, quando existem, floral de girassol equilibra.
Que essas que estão purificando a Terra do Sol Nascente ajudem a fazer ver que a Terra é uma e todos estamos nela, como as florezinhas miúdas formando o enorme girassol; radiação, desmatamento, morte de corais, são coisas que a todos nos afetam, estejamos aqui ou nas nossas antípodas. Que são exatamente o Japão.

Nenhum comentário: