Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Já que o tema rendeu e até de Viçosa minha prima comentou a dobradinha tradicional da farmacopéia paraense, andiroba e copaíba, este um poderoso cicatrizante e regenerador, falemos mais da melaleuca e companhia. Aromoterapeutas a chamam por algum motivo pelo nome inglês, Tea tree, mas não é uma camélia e nem creio seja árvore. Espécie altamente exótica que vem do Pacífico, seu óleo importado e caro costuma ser vendido direto do balcão sem passar pelas prateleiras. Perguntei um dia à atendente se tinha melaleuca. Ela não conhecia, apontei o frasco. - Tchitri! - disse condescendente a terapeuta na fila. A atendente, indignada e triunfante: - Também não. O que está escrito aqui é te-á tê-ê! - Acho a atendente inteiramente certa, ninguém aqui é obrigado a saber falar inglês e mais vale dizer, - Olhe só embaixo, que está escrito Melaleuca alternifolia, é o nome científico. - No mínimo a moça fica sabendo que toda planta tem pelo menos dois nomes e um é o científico. Essa erva é bom cicatrizante e repelente de piolhos, não me consta porém que elimine parasitas já existentes. Previne, não remedia, e não protege a energia como ainda outro cicatrizante e regenerador, o dendê, a coisa que menos arde no mundo.
Mais outro acréscimo exótico é a nim indiana. Recentemente descobri que tem uso interno também, por lá é mesmo uma panacéia e acima de tudo é inseticida. Agora em algumas lojas se acha o sabonete e o chá. No sabonete, as palavras desconcertantes, Deixar secar normalmente no corpo. Na verdade parece ter argila por liga e alguma saponácea natural (como a saboneteira, que temos nativa aqui igual à de lá) e pode ser deixado na pele que não só não arde como até hidrata, pois nim trata pele seca! E o chá pode servir para banho…
Micuim, mais difícil de eliminar que piolho por ser tão minúsculo e capaz de renascer tal a fênix de suas cinzas ano trás ano, normalmente dá em cachorro e em gente. Gatos, raramente ou nunca. Por primeira vez vi micuim em gato, mesmo devidamente protegido com andiroba. Peguei o tal sabonete de nim, deixei secar normalmente e a gata parou de coçar e de se queixar. Nem o gato que costuma pegar de tudo teve micuim, mas também ele não sai de cima da erva-de-santa-maria. Como tem gente que chama de mastruço ou mastruz (pra deixar barato), e como mastruz ou mastruço designa umas quinze outras plantas medicinais, sempre bom saber que oficialmente é Chenopodium ambrosoides L. Além do nome dado por Lineu há outras sinonímias científicas; uma é bem sugestiva, Ch. antihelminicum.
Erva de santa maria, andiroba, nim indiana, dendê da Bahia que pra quem leu até aqui revelo, descobri que para micuins funciona mais que tudo: com tanta coisa boa nascendo do chão ninguém precisa passar químicas com cheiro de DDT na pele de criança. Nem de adulto.

Nenhum comentário: