Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

lua cheia

Seria infantilidade nossa – ou excesso de romantismo, o que creio que dê na mesma- acreditar que só porque a Lua está linda e cheia naquele dia tudo está bem.
Pelo contrário, a Lua cheia potencializa tudo, inclusive as negatividades. Espelha (afinal no I Ching ela é o Lago também), traz à tona. Traz à tona também alimárias indesejáveis, o que de certa forma é bom quando há o que se fazer a respeito, já que as vemos; quem já não viu baratas ensandecidas rodando sob a Lua? Bem, eu já vi, enxameando, na “arena” de pedra portuguesa da Lapa: um caso em que não havia o que ser feito... Sempre lembro de um mestre (decididamente não era por excesso de romantismo que pecava) dizendo, “a Lua está cheia amanhã, oba, vou tomar purgante que aí sai tudo que é verme que possa haver.”
Na acupuntura o ponto da Lua Cheia, que é também ponto meteorológico, não por acaso é no meridiano da Bexiga; sendo o maior, percorrendo o corpo humano quase inteiro (inteiro, com a ajuda de seus meridianos irmãos do Rim e do Intestino Delgado) é bem adequado para nos proteger de influências nefastas naturais. Mas sempre bom lembrar, na Lua Cheia como na Preta o ideal é não aplicar agulha. Podemos usar cristais, chás, emplastros, e numa urgência sementes de mostarda, afinal...
E nunca é demais lembrar que se a lua está no auge tal dia, no seguinte começa a decrescer, independentemente do que diga a sua agenda... Agendas e jornais costumam contar “fase de Lua Cheia” do plenilúnio à fase seguinte, quando de fato já está na míngua.
Para a magia, Lua Cheia não é uma fase, é um estado que dura 24 horas e pronto! Fases há duas, crescente e decrescente... Vai começar a decrescente, bom momento para limpar o que se precisa!

Nenhum comentário: